segunda-feira, 20 de outubro de 2014

"Isso é para dor" traz a Barroso a linguagem inusitada do Teatro do Absurdo

Foto: divirta-se.uai.com.br
A programação do 5º FESTEBARROSO continua nesta terça-feira (21), com o espetáculo "Isso é para dor", do coletivo Primeira Campainha, de Belo Horizonte. Inspirado em "O diário de Anne Frank", o espetáculo traz a linguagem inusitada e o surrealismo do Teatro do Absurdo.

Dirigido por Byron O' Neill e estrelado por Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana, o espetáculo é vencedor do prêmio estímulo para artes cênicas entregue pela Fundação Clóvis Salgado. Escrito entre 1942 e 1944, a obra é o relato de Anne, menina de 13 anos que vivia escondida com sua família e outros judeus em Amsterdã, Holanda, durante a ocupação nazista. Mas a peça não fala especificamente de guerra ou de ideologias desumanas ligadas a ela. Independentemente de em que tempo for, há opressão e também formas de se livrar dela. É este o lugar explorado em cena. 'Isso é para dor' conta a história de três pessoas presas no porão de uma suposta sala de espetáculos. Há um conflito explícito do lado de fora e a elas restam apenas a companhia umas das outras, o silêncio e batatas. (Fonte: divirta-se.uai.com.br).

O 5º FESTEBARROSO convida os barrosenses a viajar pelo mundo surreal deste espetáculo e informa que a fila do leite continua, ou seja, quem ainda não tem ingressos poderá trocar na entrada do teatro.


TEATRO DO ABSURDO

Foto: ccteatro.blogspot.com.br
O teatro do absurdo nasceu do Surrealismo, sob forte influência do drama existencial. O Surrealismo, que explora os sentimentos humanos, tecendo críticas à sociedade e difundindo uma ideia subjetiva a respeito do obscuro e daquilo que não se vê e não se sente, foi fundamental para o nascimento desse gênero que buscava, na segunda metade do século XX, representar no palco a crise social que a humanidade vivia, apontando os paradigmas e os valores morais da sociedade como fatores principais da crise. A principal fonte de inspiração dos dramas absurdos era a burguesia ocidental, que, segundo os teóricos do Absurdo, se distanciava cada vez mais do mundo real, por causa de suas fantasias e ceticismo em relação às consequências desastrosas que causava ao resto da sociedade.

Como o próprio nome diz, o Teatro do Absurdo propõe revelar o inusitado, mostrando as mazelas humanas e tudo que é considerado normal pela sociedade hipócrita. Essa vertente desvela o real como se fosse irreal, com forte ironia, intensificando bem as neuroses e loucuras de personagens que, genericamente, divulgam o homem como um psicótico, um sofredor, um ser que chega às últimas consequências, culminando sempre na revolução, no atrito, na crise e na desgraça total. Extremamente existencialista, o Absurdo critica a falta de criatividade do homem, que condiciona toda a sua vida àquilo que julga ser o mais fácil e menos perigoso, se negando a ousar, utilizando-se de desculpas para justificar uma vida medíocre. (Fonte: www.acasadoator.com.br).

FICHA TÉCNICA

Concepção: Primeira Campainha e Byron O’ Neill
Direção e dramaturgia: Byron O’ Neill
Atuação: Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana
Direção de Movimento: Guilherme Morais
Assistência: Assis Benevenuto
Cenário: Daniel Herthel
Figurino: Cynthia Paulino e Mariana Blanco
Iluminação: Jésus Lataliza e Sabará Orlan
Responsável Técnico: Jésus Lataliza
Contra-regragem: Dayane Lacerda
Trilha Sonora: G.A. Barulhista e Ricardo Koctus
Programação Visual: Paulo Marcelo Oz
Assessoria de Comunicação: Ana Alyce Ly e João Santos
Coordenação de Produção: Primeira Campainha
Realização: Variável 5 e Primeira Campainha

 

Assista, abaixo, ao teaser do coletivo Primeira Campainha.




5º FESTEBARROSO

O 5º FESTEBARROSO é idealizado pelo diretor e dramaturgo Orlando Orube, sendo produzido pela MBYÁ Produções. Conta com o patrocínio da Holcim (Brasil) S.A., através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com parceria cultural da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura e da Cia. Fofocas de Teatro, além do apoio da Calx Cervejaria. Em 2014, tem seus espetáculos apresentados de 17 de outubro a 1º de novembro. Para mais informações, acesse o blog oficial do evento: www.festebarroso2014.blogspot.com.
Comunicação: Rhonan Moreira Neto e Wanderson Nascimento
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário